Quem Somos?

O ABL - Aprender a Brincar e Ler, é um Projeto criado pelo promotor da leitura Edmar da Silva, na Associação Âncora de Santa Luzia, com a vertente na área da promoção da Literacia para a infância. O ABL  é desenvolvido em três modelos: ABL-Projetos, ABL- Sala de Estudos  e Campo de Férias.

 O ABL-Projeto: é desenvolvido nas escolas e Instituições Públicas ou Particulares com diferentes tipos oficinas que promovam as competências da leitura. 

Algumas Oficinas realizadas:
  • Provérbios para os mais Novos;
  • Pó de Estrelas;
  • Quem Mexeu no Meu Queijo;
  • Eu Leio e Tu?
  • Hora do Conto  com Conto;
  • Leituras Encenadas;
  • Espelho, Espelho meu, somos diferentes ou somos iguais?
  • A Viagem do Principezinho em 10 dias;
  • Construindo o meu Livro
  • Puzzle de Histórias
O ABL-Escolar - é um projecto inovador que marca pela sua diferença, com um leque de Atividades para os alunos das escolas primária. Neste sentido oferecemos diversas atividades que reforçam as competências da leitura estimulando o gosto e o prazer de ler. Essas atividades são pensadas para complementar as dificuldades que as crianças enfrentam no quotidiano., através das oficinas de Artes, Oficinas Criativas, Oficinas psicopedagógicas, Oficinas de Multimédia. Ao longo do ano, o ABL-Escolar promove diversas atividades baseadas sempre num livro.

No ABL- Campo de Férias - Durante as férias escolares realizamos diversas actividades no sentido de promover o bem-estar e o reforço da aprendizagem do seu filho. Apoiando-se em diferentes tipos de técnicas da promoção cognitiva e da aprendizagem, o desafio do ABL é Aprender a Brincar e Ler, tornando as férias do seu filho mais ricas e divertidas.

Edmar da Silva
Coordenador do Projeto

_________________________________________________________________________________

ABL
Aprender torna-se uma tarefa mais difícil quando não se compreende a importância da literatura para infância. No desenvolvimento cognitivo, desde os primeiros anos de vida, a criança já está mergulhado no universo da leitura absorvendo tudo que passa ao seu redor. Nesta fase, todos os sentidos estão aguçados para perceber e ao mesmo tempo reagir aos sinais que estão a sua volta.
O desenvolvimento da linguagem na oralidade, escrita e a leitura, inicia-se na família e vai para além da escola. Neste contexto, é importante ressaltar que existem diversas formas de ensinar, que dentro desta pluralidade não se deve só ensinar e sim transmitir valores que se aprendem através das gerações. Quebrar paradigmas, nos tempos de hoje, significa não romper as tradições dos nossos antepassados e sim inovar e adaptar à nova realidade de cada geração. Potencializar o saber torna-se um desafio quando o compromisso é formar futuros pensadores e agentes ativos e participativos face aos seus ideais.
Brincar, é indispensável na formação do carater da criança. Para além de se conhecer a si própria e ao mundo que está a sua volta, o brincar, contribui para o processo da aprendizagem, facilitando a autonomia e a criatividade. É importante que a criança tenha o seu tempo e o espaço para estimular o prazer de observar o despertar das suas emoções.
Ler tecnicamente não é suficiente para o desenvolvimento do caráter da criança. É indispensável que a criança consiga (re)interpretar, associar, interiorizar e exprimir-se, enquanto indivíduo, num processo coletivo e individual. Para formar futuros leitores é preciso promover o contato precoce com o livro, estimulando o desenvolvimento de inúmeras competências pelo prazer de ler.
Numa sociedade cada vez mais exigente e em transformação, torna-se necessário que as crianças desenvolvam competências que lhes permitam uma permanente atualização dos conhecimentos. É neste contexto que surge a necessidade de criar um espaço que olha para a criança como um ser holístico e não um núcleo isolado na sociedade. Neste processo, a participação da escola, a família, é indispensável para a sua formação. É neste contexto que o ABL se preocupa com competências essenciais e na consolidação do carater da criança.
O Projeto Pedagógico ABL surge como complemento educativo, onde as crianças possam expressar o seu saber através da sua criatividade. Deste modo as crianças podem exprimir as competências pessoais e emocionais de uma forma saudável e prazerosa à volta da leitura.
Para que os livros não sejam um património cultural morto e desadequado à comunidade, é preciso estimular o prazer da leitura como ferramenta básica para a compreensão de qualquer informação. Neste sentido o nosso compromisso é com a educação da cirança  para que se torne um adulto de sucesso em todas as áreas.
Com esta experiência, bem sucedida e com o conhecimento adquirido, o ABL surgiu como um dos caminhos para desenvolver a competência da leitura, formando futuros leitores mais capacitados para refletir, “desconstruir”, analisar e intervir ativamente numa sociedade mais justa socialmente.