domingo, 26 de setembro de 2010

ABL 2011/12

Aprender torna-se uma tarefa difícil quando não se compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança desde a primeira infância. O desenvolvimento da linguagem em termos de oralidade, escrita e leitura inicia-se na família e vai para além da escola.
Brincar é uma forma de actividade complexa, indispensável ao desenvolvimento infantil. A criança para além de se conhecer a si própria e ao mundo que está a sua volta, o brincar contribui para o processo de aprendizagem, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. O desafio do ABL é aprender a brincar no mundo infinito do livro.
Ler tecnicamente não é suficiente para o desenvolvimento do carácter da criança, é indispensável que a criança consiga interpretar, associar , interiorizar e exprimir-se enquanto indivíduo num processo colectivo. Para um futuro leitor é preciso promover o contacto precoce com o livro e desde logo estimular o gosto pela leitura com uma boa escolha de livros que criam uma empatia com o universo da imaginação. A

Sem comentários: